Hoje, mais do que nunca, empresas brasileiras buscam gerar valor através de inovação e criatividade aplicadas à melhoria de processos internos, novos produtos e redução de custos. Isso pode ser traduzido em maiores investimentos de médio e longo prazo em TI.

Realizaremos uma breve reflexão citando os desafios para montar, capacitar e manter um time que possibilite traduzir sua estratégia em valor para seus clientes e acionistas.

Investimento

Avaliar os riscos e oportunidades trará uma visão de quanto e como investiremos, mas não se engane: você precisará da pessoa certa para dizer qual será o esforço em tempo e dinheiro para atingir seus objetivos e este será nosso ponto de partida.

O Líder

Seu líder pode ser um diretor, gerente de projetos, programador ou analista e necessita ter um background técnico formidável, bom relacionamento interpessoal, conhecimento em gerenciamento de processos, projetos e operações. Não é necessário dizer que a responsabilidade e o desafio proposto têm que estar de acordo com a remuneração. O líder é a peça chave e precisa possuir ou desenvolver rapidamente a habilidade de recrutamento e gestão de pessoas. Achar pessoas certas é o segundo passo para a trazer confiança e estabilidade à equipe.

Pessoas

Programadores, geeks, nerds e outras definições, tem sua origem atrelada à características comportamentais e necessidades motivacionais que vão além de uma boa remuneração. Para eles, o trabalho precisa ser interessante, trazer crescimento, projetar a carreira e trazer novas perspectivas no dia a dia, e provavelmente quem você procura deve incorporar essas necessidades. São pessoas irrequietas e ávidas por informação, que irão desviar dos objetivos empresariais tão logo tenham uma oportunidade de aprender mais. Como lidar com isso? Simples! Dê o que elas querem e faça de sua empresa um playground de idéias, um laboratório de processos.

A Gestão

Metodologias como Agile, Xp, Lean, Scrum e Kanban estão tomando uma proporção cada vez maior para o encurtamento do ciclo de vida de desenvolvimento de produtos. Este é o caminho natural que você trilhará ao buscar agilidade. O papel do líder será nortear os executivos para criar produtos parciais, com entregas rápidas e incrementais, dosando o controle e a autonomia necessária para encurtar os ciclos de entrega com a qualidade esperada. A premissa do líder é traduzir e incorporar as necessidades de negócio em cada linha de código, dando e cobrando feedback instantâneo de sua equipe, visando melhoria constante.

Em suma

O sucesso no desenvolvimento de seu produto não é definido únicamente pelo peso das idéias mas principalmente pelas pessoas que irão realizar o projeto. Se o nível de confiança e alinhamento de expectativas entre as pessoas envolvidas no projeto estiver saudável, suas idéias florescerão e você poderá focar no core de seu negócio.

Colabore

E você, compartilha dessa visão? O que você espera como executivo, gestor ou programador?


Medium
Guilherme Viebig
Link Post